quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Game Engine do Blender 3D

A Game Engine.
Game Engine é o motor de jogo do Blender. Usa OpenGL para os gráficos, OpenAL para som 3D, e suporte à scripts de Python. Existe um plug-in, chamado Echo Plugin, que permite integração dos gráficos do OGRE com o Ketsji, permitindo um aumento significativo na velocidade e na qualidade gráfica. O uso do motor de jogo do Blender pode servir para diversas coisas, além da criação de jogos, como apresentações, realidades virtuais, planejamento arquitetônico, e outros. O Blender suporta inicialmente o formato .WAV para sons. Contudo, é possível usar outros arquivos de som, se for programado com os scripts de Python.
O Blender utiliza a Python para a criação de scripts para automatizar e ampliar o poder do Blender.


Tutoriais Game Engine.

Ai vai um tutorial básico de um jogo de corrida, serve também para entender a Lógica Básica do Motor do Blender.
Parte 1

Parte 2

Perte 3


Amostra de games feito com a Game engine do Blender.

Você conhece os melhores projetos de jogos desenvolvidos com a Game Engine do Blender? Essa é uma pergunta difícil, até porque vários projetos excelentes, desenvolvidos com o Blender acabam ficando no anonimato. Já que fazer marketing sobre os produtos desenvolvidos com a ferramenta. Acho que se o Blender fosse uma ferramenta comercial, veríamos muito mais trabalhos expostos na mídia. Assim como acontece com o 3ds Max, Maya e outros por ai.

Como podemos compensar isso? Uma comunidade de usuários dispostos a ajudar e divulgar a ferramenta! Pois foi isso mesmo que um usuário do Blenderartists.org fez, ele organizou uma lista com os melhores projetos de jogos, desenvolvidos com o Blender.

Blender Game Engine 2007

O nome da lista se chama Blender Exposé 2007, sendo que vários dos jogos mostrados na lista, ainda estão em desenvolvimento. Por isso, alguns deles ainda não possuem web sites oficiais, sequer opção para fazer download. Mas mesmo assim a lista traz algumas imagens dos projetos, sendo alguns deles impressionantes!

Como a lista está em inglês, tomei a liberdade de traduzir a descrição dos respectivos jogos. Mesmo assim, recomendo que você faça uma visita a lista, para conferir os links dos respectivos projetos, nos que têm web site disponível.
Eternal Odyssey:
Esse é um jogo no estilo aventura, que segundo a descrição do projeto, segue uma temática semelhante ao Legendo of Zelda. O destaque aqui fica para a parte gráfica! Provavelmente esse é o jogo mais realista já feito com a Game Engine do Blender.
Monkey Game Project:
Aqui temos um projeto totalmente colaborativo, desenvolvido por uma comunidade de usuários. O estilo também é aventura.
Sinister Plot:
Esse é o projeto de um jogo de tiro em primeira pessoa. Aqui o destaque fica pelos gráficos inovadores, que tentam simular um ambiente de história em quadrinhos na Game Engine.
Don Kishot:
Aventura inspirada em Dom Quixote, mas com uma ambientação mais estilizada.
Into the Titan:
Esse é um projeto que tenta criar uma aventura com vários enigmas, no melhor estilo Myst. O autor do projeto é o mesmo PlanPerson que criou a lista. Ele jura que o projeto entrou na lista por méritos próprios! O projeto possui web site e está disponível para download.
Me and My Airship:
Aqui também temos um projeto que envolve resolução de mistérios em um ambiente desconhecido. O estilo é parecido com o Myst.
Sokoban:
Esse é um jogo de estratégia, em que o usuário precisa ajudar a posição de vários objetos como cubos, para avançar.
Menções honrosas:
Essa é uma sub-lista com várias menções honrosas, de projetos que prometem muito, mas ainda não mostraram o suficiente, para merecer estar em uma lista com os melhores projetos do Blender.


Videos de games.



2 comentários:

  1. Bom dia! Estou precisando de aulas particulares sobre Blender, no município do Rio de Janeiro, RJ. Alguém poderia me ajudar? Email: fklar@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Felipe, tudo bem? aulas particulares no RJ eu não conheço, mas, as video aulas que o Caleb disponibilizou vai te dar uma boa noção do funcionamento e edição no Blender... abraço...

    ResponderExcluir